Foi hoje publicado o Despacho n.º 1391/2025, de 30 de janeiro, que cria o grupo de trabalho para elaboração de proposta de Reforma da Formação Profissional. O grupo de trabalho vai elaborar uma proposta de Reforma da Formação Profissional, com o objetivo de delinear uma resposta articulada e eficaz aos desafios que se colocam neste domínio.
A criação do grupo de trabalho dá sequência ao compromisso assumido pelo Governo com os Parceiros Sociais, no âmbito do Acordo Tripartido sobre Valorização Salarial e Crescimento Económico 2025-2028. Este compromisso é sustentado na necessidade de se concretizar uma reforma que permita dar continuidade ao desenvolvimento e implementação das medidas previstas no Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação de 2021.
O grupo de trabalho terá como missão, entre outros, realizar um diagnóstico ao sistema, identificar lacunas e insuficiências, realizar uma análise comparada com outros países para identificação de boas práticas, definir um quadro de indicadores comuns de monitorização e avaliação da formação profissional e elaborar uma proposta de Regime Jurídico da Formação Profissional.
O grupo de trabalho, que tem natureza temporária e que vigora até 31 de outubro de 2025, integra dois representantes da DGERT, dois representantes do IEFP, dois representantes da ANQEP, um representante do Pessoas 2030, um representante do GEP do MTSSS e um representante do Gabinete do Secretário de Estado de Trabalho, que monitoriza os trabalhos do grupo de trabalho.