PRR

Entidades

Entidades do Sistema Nacional de Qualificações

Centros Qualifica

Os Centros Qualifica são centros especializados em qualificação de adultos que visam promover a aprendizagem ao longo da vida e a melhoria das qualificações, escolares e profissionais da população, valorizando os percursos individuais de cada pessoa. Estes centros assumem um papel determinante na orientação e encaminhamento dos adultos para percursos de qualificação assente na complementaridade entre reconhecimento, validação e certificação de competências e a frequência de formação certificada, em função dos perfis e das necessidades dos indivíduos (Portaria n.º 62/2022, de 31 de janeiro).

Pesquise aqui a rede de Centros Qualifica. 

Escolas

Rede de estabelecimentos de educação públicos e privados, que integra os estabelecimentos de ensino básico e secundário, as escolas profissionais e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. Esta rede de escolas assegura as ofertas de cursos profissionais, cursos de educação e formação de jovens, cursos de educação e formação de adultos e formações modulares certificadas. Os cursos artísticos especializados e os cursos de especialização tecnológica podem também ser desenvolvidos em estabelecimentos do ensino público e em estabelecimentos do ensino particular e cooperativo. 

Pesquise a rede de escolas no Portal de Oferta Formativa e as estatísticas do ensino básico e secundário no Portal Infoescolas.

Centros de Formação Profissional do IEFP

Rede de centros de formação de gestão direta e de gestão participada do Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P., que desenvolve as ofertas de cursos de aprendizagem, cursos de especialização tecnológica, cursos de educação e formação de adultos e formações modulares certificadas.  

Pesquise a rede de Centros de Formação Profissional do IEFP aqui.

Entidades Formadoras Certificadas pela DGERT

Entidades públicas ou privadas com reconhecimento formal pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho (DGERT) de que detêm competências, meios e recursos adequados para desenvolver atividades formativas em determinadas áreas de educação e formação.
Estas entidades podem desenvolver cursos de educação e formação de adultos e formações modulares certificadas.

Pesquise as Entidades Formadoras Certificadas pela DGERT aqui.