PRR

Cursos Profissionais

Perguntas Frequentes (FAQ)

Disponibiliza-se um conjunto de FAQ que visam esclarecer as dúvidas de escolas e docentes relacionadas com a operacionalização dos Cursos Profissionais e dos Cursos de Educação e Formação. Sempre que necessário as FAQ serão atualizadas.

Documentos Orientadores

Neste separador poderá encontrar um conjunto de recursos e de documentos orientadores para os cursos profissionais. 

#EstudoEmCasa

Neste separador encontrará um conjunto de recursos do Projeto #EstudoEmCasa para complementar o trabalho dos professores dos cursos profissionais com os seus alunos.

São disponibilizados conteúdos organizados em blocos temáticos por ano do ciclo de formação, para disciplinas das componentes de formação sociocultural e científica dos cursos profissionais variadas propostas de trabalho interdisciplinar, transmitidos diariamente através da TDT e dos canais de Cabo e disponibilizados na RTP Play. Também podem ser acedidos através da App.

Os blocos semanais estão organizados em sequências temáticas que podem ser abordados sequencial ou isoladamente, ser utilizados como reforço das aprendizagens num contexto dentro e fora da sala de aula, do trabalho autónomo dos alunos e para o enriquecimento dos recursos didáticos dos professores.

É disponibilizado o Roteiro “9 Princípios Orientadores para o Acompanhamento dos Alunos que recorrem ao #EstudoEmCasa (2020/2021)”.
É disponibilizado um conjunto de FAQ #EstudoEmCasa.

E@DNeste separador encontrará um conjunto de orientações relativas à implementação do Ensino a Distância (E@D) nos cursos profissionais, bem como vários materiais e recursos de apoio à atividade docente.

O Roteiro “Princípios orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância” disponibiliza um conjunto de orientações e de princípios para a organização da avaliação em contexto de E@D, juntamente com exemplos de instrumentos e de técnicas de avaliação.

O Roteiro “Contributos para a implementação do Ensino a Distância nas Escolas” constitui-se como uma ferramenta de apoio às escolas na implementação do Ensino a Distância.

Este roteiro é acompanhado de um conjunto de Recursos de Apoio, como por exemplo, Planificações Semanais de Trabalho, quer para alunos, quer para docentes dos cursos profissionais , sendo apresentados vários exemplos de organização de trabalho interdisciplinar, nomeadamente de DAC, em E@D, de planos de trabalho semanal e de planificações de atividades em regime de E@D:

 

Webinar "Desafios do E@D nos Cursos Profissionais"

Com o intuito de apoiar as escolas no desenvolvimento dos seus planos de E@D, clarificar conceitos associados à implementação do ensino a distância e promover a partilha de práticas por forma a enriquecer e valorizar os processos de ensino, avaliação e aprendizagem nestes tempos de constante desafio, a Direção-Geral da Educação (DGE), em articulação com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. (ANQEP, I.P.), organizou um ciclo de Webinars temáticos, visando a partilha de práticas de escolas. No dia 3 de março de 2021 às 17h30 realizou-se o webinar sob o tema "Desafios do E@D nos Cursos Profissionais", no qual participou a ANQEP, I.P., acompanhada de elementos da Escola Profissional Magestil. O webinar foi moderado pela Dra. Francisca Simões, Diretora do Departamento de Qualificação de Jovens. A ANQEP, I.P. apresentou uma intervenção intitulada “O E@D nos Cursos Profissionais: que potencialidades?” (consulte os Slides e o Guião) e a Escola Profissional Magestil apresentou a comunicação "Ensino Profissional - A Escolha do Futuro, Sempre Juntos, Sempre Ligados”.

Hiperligações Externas

Neste separador disponibiliza-se um conjunto de hiperligações externas pertinentes para o apoio aos professores na operacionalização dos Cursos Profissionais.

A Biblioteca escolar no plano de E@D

Orientações para utilização de tecnologias de suporte ao ensino à distância

Educação Física à distância de um clique

Orientações para o trabalho das EMAEI na modalidade E@D

Ciclo de webinares: Reflexões e Práticas E@D

Schooleducationgateway.eu