Foi hoje publicada a metodologia de atualização e de desenho de Qualificações do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Esta publicação enquadra-se no processo de renovação profunda do CNQ que a ANQEP tem vindo a levar a cabo.
A presente publicação apresenta a metodologia de atualização do CNQ bem como o desenho de qualificações de forma mais detalhada, adotando as recomendações europeias na área da educação e formação, essenciais à transparência e ao reconhecimento das qualificações a nível europeu e internacional. Estas alterações concretizam os desígnios do CNQ, desde a sua criação, através da estruturação das qualificações em unidades de competência, que se baseiam e se descrevem em resultados de aprendizagem.
A característica principal desta metodologia é constituir o referencial de competências como elemento nuclear de estruturação das qualificações na sua componente tecnológica. Tanto a formação que é ministrada como o Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) passam a ter por base o mesmo referencial de competências.
As unidades de competência, que estruturam o referencial de competências, não têm carga horária associada, mas estabelecem resultados de aprendizagem que é necessário desenvolver e/ou demonstrar bem como critérios de desempenho que servem o propósito de padronizar a avaliação dessas competências.
Para uma maior clarificação e demonstração do conteúdo desta metodologia, incluem-se exemplos referentes à conceção dos referenciais de competências e dos instrumentos para avaliação de competências em RVCC.