ANQ, EP

Jovens

Cursos com Planos Próprios

Os Cursos com Planos Próprios são um percurso de ensino secundário com dupla certificação, ou seja, em que se desenvolvem competências sociais, científicas e profissionais necessárias ao exercício de uma atividade profissional e simultaneamente se obtém o nível secundário de educação.

Estes cursos obedecem a um plano curricular específico, concebido por cada escola, alicerçado nas exigências e expectativas da respetiva comunidade de inserção, contribuindo, assim, para o desenvolvimento e coesão territorial.

Os Cursos com Planos Próprios são criados através de Portaria, publicada para cada estabelecimento de ensino, onde constam as respetivas matrizes dos cursos e é definido o seu regime de organização e funcionamento. Consulte aqui as Portarias em Vigor.

Estes cursos preparam os jovens para uma mais fácil e qualificada inserção no mercado de trabalho e permitem a realização de estudos ao nível pós-secundário e ensino superior.

Os Cursos com Planos Próprios têm a duração de três anos, e estão organizados nas seguintes componentes de formação:

  • Formação Geral - estruturada em disciplinas (comuns às dos cursos científico-humanísticos), visa contribuir para a construção da identidade pessoal, social e cultural dos alunos;
  • Formação Científica - estruturada em disciplinas (comuns às dos cursos científico-humanísticos), visa proporcionar formação científica consistente no domínio do respetivo curso;
  • Formação Tecnológica/Formação Técnica artística (no caso dos cursos da área artística) - organizada em disciplinas, visa a aquisição e o desenvolvimento de um conjunto de conhecimentos e de capacidades e integra formas específicas de concretização da aprendizagem em contexto de trabalho;
  • Formação em Contexto de Trabalho - é realizada em empresas ou noutras organizações, em períodos de duração variável ao longo ou no final da formação, e visa a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades técnicas/técnico artísticas (no caso dos cursos da área artística), relacionais e organizacionais relevantes para o perfil profissional visado pelo curso.

Estes cursos culminam com a apresentação e defesa, perante um júri, de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), na qual são demonstradas as competências e os conhecimentos que desenvolveram ao longo da formação. No caso dos cursos da área artística, o projeto designa-se por Prova de Aptidão Artística (PAA), na qual são demonstrados os conhecimentos e capacidades técnico artísticas adquiridos e desenvolvidos ao longo da formação.

Existem Cursos com Planos Próprios em diversas áreas de educação e formação, desde indústria e tecnologia, serviços, comércio e transportes, até agricultura e ambiente, passando pelas artes visuais e audiovisuais.

Para quem?

Os Cursos com Planos Próprios podem ser os mais indicados para quem:

  • concluiu o 9.º ano de escolaridade ou formação equivalente;
  • procura percursos de dupla certificação que respondam às necessidades do mercado de trabalho e/ou prosseguir estudos superiores.

Qual a certificação?

No final do curso, os alunos obtêm uma dupla certificação - o ensino secundário e uma certificação profissional - conferindo o nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações - Portaria n.º 782/2009, 23 de julho.

A conclusão do ensino secundário nos Cursos com Planos Próprios está dependente da aprovação em todas as disciplinas previstas na matriz curricular do curso, na formação em contexto de trabalho e na Prova de Aptidão Profissional ou Prova de Aptidão Artística (no caso dos cursos da área artística).

Onde?

Os Cursos com Planos Próprios podem funcionar em:

  • Estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Consulte aqui os cursos disponíveis e as escolas/entidades formadoras.