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PIAAC

Destaques e Publicações

Inquéritos presenciais e avaliação da literacia dos adultos

O Inquérito às Competências dos Adultos promovido no âmbito do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) constitui um dos principais e mais detalhados instrumentos disponíveis de aferição dos níveis de proficiência em literacia das pessoas adultas. A sua originalidade consiste, entre outros aspetos, na circunstância de ele permitir a recolha de informação sociodemográfica e sociológica detalhada sobre os participantes, ao mesmo tempo que testa e avalia as suas competências.

Num estudo recente sobre inquéritos que procedem à recolha de dados sobre proficiência em literacia, William Thorn, especialista da OCDE, sublinha o interesse e vantagens do recurso a abordagens como a do Inquérito às Competências dos Adultos, mas não deixa de sugerir a adoção de algumas medidas simples que permitiriam a melhoria da qualidade da informação recolhida sobre esta matéria noutros inquéritos ao domicílio já existentes. A versão integral deste estudo pode ser lida aqui.

PIAAC e Educação Matemática

O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) e a sua relevância para a caracterização e a promoção das competências de numeracia são o tema de um artigo de Luís Rothes e João Queirós publicado no número 28 da Revista Saber & Educar, dedicado à discussão de “Oportunidades e desafios em Educação Matemática”. Neste artigo, o Coordenador e o Subcoordenador do Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal apresentam alguns resultados obtidos no 1.º Ciclo deste Programa e analisam os principais dados relativos à posse e uso de competências de numeracia pelos adultos que nele participaram.

Ainda que os dados do 1.º Ciclo do PIAAC não incluam informação sobre o nosso país, a participação de Portugal no 2.º Ciclo do Programa permite antever as oportunidades, igualmente apresentadas neste artigo, que o acesso a informação muito detalhada sobre competências de numeracia da população adulta portuguesa poderá abrir no que concerne à valorização da educação matemática e à promoção e desenvolvimento daquelas competências. Os artigos do número 28 da Revista Saber & Educar podem ser consultados e descarregados aqui.

PIAAC abre caminho à produção de novo conhecimento sobre a realidade da Educação de Adultos

A OCDE publicou em julho de 2020 uma revisão temática dos eixos de investigação fundamentais que resultam do tratamento e análise dos dados do 1.º Ciclo do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos. A publicação, da autoria de Richard Desjardins, explora dados recolhidos entre 2012 e 2016 no quadro do Inquérito às Competências dos Adultos, atividade principal daquele Programa, e revela, a partir de uma abordagem comparativa, alguns dos mais relevantes padrões e tendências da participação educativa e formativa das pessoas adultas nos países participantes. Entre os temas revistos nesta publicação, destacam-se matérias como as da distribuição das pessoas adultas pelos diferentes tipos e modalidades de educação e formação, características e resultados dos sistemas de educação e formação de adultos e sua relação com instrumentos de política económica e social, perfil sociodemográfico e sociológico e trajetórias sociais e profissionais dos participantes ou impactos económicos e sociais da participação educativa.

As linhas de investigação que resultam da exploração dos dados disponibilizados ao cabo do 1.º Ciclo do PIAAC – que esta publicação enuncia e sistematiza – evidenciam com clareza a riqueza dos resultados deste Programa e reforçam a relevância da participação de Portugal no seu 2.º Ciclo, participação que permitirá colmatar a lacuna de informação que, a este propósito, o nosso país presentemente observa. Consulte aqui a publicação completa.