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Destaques e Publicações

Comissão Nacional de Acompanhamento do PIAAC reúne pela segunda vez na ANQEP                                                                                                                                                                                          

Tendo sido já concluído o trabalho associado ao Inquérito Principal do Inquérito às Competências dos Adultos, principal componente do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos, e iniciando-se nesta altura uma fase de revisão e tratamento dos dados, que culminará, em dezembro deste ano, com a publicação mundial, pela OCDE, dos resultados do Estudo, teve lugar, nas instalações da ANQEP, I.P., no dia 30 de janeiro de 2024, a segunda reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa.

Criada pelo Despacho nº 2215/2021, de 1 de março, a Comissão Nacional de Acompanhamento do PIAAC é composta pelos seguintes membros: a) O Coordenador do Grupo do Projeto, que coordena a Comissão; b) O Subcoordenador do Grupo de Projeto; c) Doutora Ana Cláudia Valente; d) Doutora Patrícia Durães Ávila; e) Doutor António Carlos Pestana Fragoso Almeida; f) Doutor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado. A Comissão integra também representantes de cada uma das seguintes entidades: i) Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.; ii) Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Assistência Técnica / Programa de Assistência Técnica; iii) Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Capital Humano / Programa PESSOAS 2030; iv) Conselho Nacional de Educação; v) Direção-Geral da Educação; vi) Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência; vii) Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho; viii) Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social; ix) Instituto de Avaliação Educativa, I.P.; x) Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P.; xi) Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P.; xii) Instituto Nacional de Estatística, I.P.. 

Número Temático da Revista Sociologia dedicado ao PIAAC

O número temático de 2023 de Sociologia: Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto é inteiramente dedicado ao Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC). Organizado por Luís Rothes e João Queirós, respetivamente Coordenador e Subcoordenador do Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal, o Volume 46 desta Revista tem como título geral “Desigualdades sociais e competências dos adultos: oportunidades e lições do PIAAC” e inclui dois textos, da autoria dos organizadores, sobre o desenvolvimento do PIAAC em Portugal, bem como outros dois textos originais sobre o tema elaborados por Patrícia Ávila e Paulo Feliciano.

A publicação inclui ainda traduções de artigos elaborados a partir da mobilização de dados do PIAAC da autoria de Richard Desjardins e Jungwon Kim e de Anita M. Sands e Madeline Goodman e uma entrevista, realizada em exclusivo para este número da Revista, com Laura Halderman e Irwin Kirsch, figuras de proa do Consórcio Internacional do PIAAC. A publicação integral está disponível online, em regime de acesso aberto, aqui.

Género, Educação e Competências

Acaba de ser publicado um novo estudo da OCDE sobre “Género, Educação e Competências”. O estudo, da autoria de Marta Encinas-Martín e Michelle Cherian, foca o tema da persistência de disparidades de género em matéria de participação e performance educativa e em matéria de posse e uso de competências. As análises incluídas no estudo mobilizam dados do 1º Ciclo do PIAAC, entre outras fontes.

O estudo Gender, Education and Skills: The Persistence of Gender Gaps in Education and Skills pode ser consultado na íntegra aqui.

Reportagem sobre educação e formação de adultos e o PIAAC em Portugal

Uma reportagem sobre a evolução do campo da educação e formação de adultos em Portugal, ao longo do período democrático, com menções à realização do PIAAC no nosso país e declarações do Coordenador e do Subcoordenador do Grupo de Projeto do PIAAC, Luís Rothes e João Queirós, foi publicada no Gerador, plataforma independente de jornalismo, cultura e educação. A reportagem é da autoria de Débora Cruz e a sua versão online pode ser consultada aqui.

IERI Institute promove formação sobre utilização de bases de dados de estudos educacionais de larga escala e âmbito internacional

O IERI Institute, uma entidade criada pela ETS e pela IEA, duas das instituições que compõem o Consórcio Internacional que promove, para a OCDE, o Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), organiza seminários e ações de formação, abertas ao público em geral, sobre utilização e análise de dados disponíveis em bases de dados de estudos educacionais de larga escala e âmbito internacional, como são os casos do PIAAC e do PISA.

A próxima ação de formação realiza-se em setembro de 2023, na Alemanha, e é dedicada ao tema geral “Item Response Theory and Population Modeling in Large-scale Assessments”. Mais informações sobre esta ação podem ser obtidas aqui.

O IERI Institute é ainda responsável pela publicação de uma revista científica, disponível em acesso aberto, sobre estas temáticas, a Large-scale Assessments in Education, disponível aqui.

Grupo de Projeto do PIAAC assinala arranque do Ano Europeu das Competências

Numa altura em que decorrem, por todo o país, as operações do Inquérito às Competências dos Adultos, principal componente do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC), a Coordenação Nacional do Estudo assinalou o Dia da Europa e o arranque do Ano Europeu das Competências. Numa sessão realizada no Estabelecimento Prisional de Coimbra (EPC), e direcionada aos formandos dos Cursos de Educação e Formação de Adultos daquela entidade, o Coordenador Nacional do PIAAC, Luís Rothes, apresentou os objetivos do Estudo e destacou a importância da formação e da aprendizagem ao longo da vida na promoção de competências.

Informações adicionais sobre esta sessão podem ser obtidas aqui.

Módulo “Empregadores” do PIAAC

Uma vertente complementar do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) consiste na recolha de dados através da aplicação de um módulo dedicado aos Empregadores associado ao desenvolvimento do Inquérito à Formação Profissional Contínua, que o Instituto Nacional de Estatística (INE) promove no nosso país, através do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (GEP-MTSSS).

No âmbito das suas atribuições, o Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal promoveu, em articulação próxima com o GEP-MTSSS e o INE, a aplicação deste instrumento de pesquisa sobre procura e necessidades de qualificações e competências perspetivadas por empresas e empregadores, estando em curso o tratamento e análise dos dados recolhidos em 2022. A OCDE prevê a disponibilização de resultados desta vertente complementar do PIAAC no final do ano de 2024, no quadro do processo de apresentação geral dos dados do Estudo, mas está já disponível um primeiro documento de trabalho sobre o Módulo “Empregadores” do PIAAC. O documento em causa pode ser consultado e descarregado aqui.

Bibliografia PIAAC 2008-2022

Encontra-se disponível online a mais recente versão da compilação de referências bibliográficas que anualmente o GESIS – Instituto Leibniz para as Ciências Sociais, um dos parceiros do Consórcio responsável pela dinamização e coordenação internacional do PIAAC, publica a propósito dos avanços de conhecimento que vão sendo obtidos com recurso aos dados deste programa internacional de avaliação das competências dos adultos.

Entre os variadíssimos tópicos que têm vindo a ser investigados com recurso aos dados do PIAAC – e que se espera que, a partir do final de 2024, possam ser analisados também para o caso português – , podem ser mencionados, entre muitos outros: determinantes do desenvolvimento de competências cognitivas; desigualdades sociais diversas e posse e uso de competências de literacia, numeracia e resolução de problemas; envelhecimento e efeitos de coorte no desenvolvimento e retenção de competências; implicações da participação em educação-formação, por tipo e modalidade de aprendizagem; eficácia e eficiência dos sistemas de educação-formação na promoção de competências; condições de saúde e posse de competências; impactos da digitalização e da automação nos universos laborais e nas competências da população ativa; desequilíbrios passados, presentes e futuros entre procura e oferta de qualificações e competências; posse e uso de competências digitais em diferentes contextos.

Este trabalho da equipa de investigação do GESIS pode ser consultado e descarregado aqui.

Desigualdades sociais, posse e uso de competências e participação educativa de pessoas adultas

O mais recente número da revista Sensos-e inclui um artigo sobre “desigualdades sociais, posse e uso de competências e participação educativa de pessoas adultas”, escrito por Luís Rothes e João Queirós, respetivamente Coordenador e Subcoordenador do Grupo de Projeto do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) em Portugal. A revista retoma textos apresentados na Conferência ICRE’22, realizada no Porto em meados de 2022. O artigo de Luís Rothes e João Queirós apresenta os objetivos e características fundamentais do PIAAC, analisa as dimensões principais do Inquérito às Competências dos Adultos – sua principal componente – e discute alguns dos resultados do 1º Ciclo deste Programa, tal como observados nos países europeus participantes. Como é sabido, Portugal não concluiu a sua participação no 1º Ciclo, mas está neste momento envolvido no desenvolvimento do 2º Ciclo do PIAAC.

O número 1 do volume 10 da revista Sensos-e pode ser consultado, na íntegra, aqui.



Arranca em Portugal o Inquérito às Competências dos Adultos

É lançado em Portugal, no presente mês de janeiro, o Inquérito às Competências dos Adultos, o maior estudo das competências dos adultos realizado no nosso país e o primeiro a ser concretizado neste século. Na fase principal deste estudo, serão inquiridos, nas diferentes regiões do país, e ao longo do primeiro semestre de 2023, 5.000 adultos, com idades compreendidas entre os 16 e 65 anos de idade, escolhidos de um modo aleatório.

Este Inquérito é realizado no quadro do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a que o governo português aderiu.

Depois de um 1º Ciclo, decorrido entre 2008 e 2013, com prolongamento em duas rondas adicionais de recolha de informação (realizadas, respetivamente, em 2014-2015 e 2017), o PIAAC observa nesta altura o desenvolvimento do seu 2º Ciclo (2018-2024). No 1º Ciclo, realizado em cerca de quatro dezenas de países, foram inquiridos perto de 250.000 adultos, representando uma população de 815 milhões de indivíduos. Estima-se que, neste segundo andamento do Programa, haja um número semelhante de inquiridos. O Inquérito às Competências dos Adultos pretende aferir de forma comparada o nível e distribuição das competências dos adultos. O estudo recolhe informação sobre as competências exigidas nos contextos laborais, as trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. Adicionalmente, o PIAAC realiza uma avaliação das competências cognitivas dos participantes, com o propósito de apreciar os respetivos níveis gerais de literacia, numeracia e capacidade de resolução de problemas, designadamente em ambientes digitais.

Portugal esteve envolvido no início do 1º Ciclo do PIAAC, mas abandonou este estudo antes da sua conclusão. Por essa razão, não dispomos hoje de informação que seria essencial para a definição das políticas de educação e formação de adultos e de desenvolvimento dos recursos humanos. Conscientes deste problema, e para corresponder ao convite e ao desafio da OCDE para participar no 2.º Ciclo do PIAAC, os membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do emprego criaram um Grupo de Projeto, coordenado por Luís Rothes e por João Queirós, ambos professores do Instituto Politécnico do Porto. A missão deste Grupo de Projeto é assegurar a coordenação e o desenvolvimento dos trabalhos previstos neste âmbito, contando, para esse efeito, com o apoio administrativo e logístico da ANQEP, I.P. e com o financiamento do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT 2020). Os trabalhos de terreno são realizados por uma equipa liderada pela Universidade Católica Portuguesa, selecionada para esse efeito através de concurso público internacional.

Informações adicionais podem ser consultadas na página do Grupo de Projeto do PIAAC, no website do Inquérito às Competências dos Adultos criado pela UCP e no website da OCDE sobre este Programa.

 

Comissão Nacional de Acompanhamento do PIAAC reúne na ANQEP

Num momento em que decorrem já as operações relativas ao Inquérito-Piloto e à preparação do Inquérito Principal do Inquérito às Competências dos Adultos, principal componente do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos, realiza-se no dia 6 de dezembro de 2022 a primeira reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento do Programa. A reunião terá lugar pelas 15:00, nas instalações da ANQEP, I.P..

Criada pelo Despacho nº 2215/2021, de 1 de março, a Comissão Nacional de Acompanhamento do PIAAC é composta pelos seguintes membros: a) O Coordenador do Grupo do Projeto, que coordena a Comissão; b) O Subcoordenador do Grupo de Projeto; c) Doutora Ana Cláudia Valente; d) Doutora Patrícia Durães Ávila; e) Doutor António Carlos Pestana Fragoso Almeida; f) Doutor Joaquim Luís Medeiros Alcoforado. Integra também representantes de cada uma das seguintes entidades: i) Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.; ii) Autoridade de Gestão do Programa Operacional de Assistência Técnica; iii) Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Capital Humano; iv) Conselho Nacional de Educação; v) Direção-Geral da Educação; vi) Direção-Geral de Estatísticas de Educação e Ciência; vii) Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho; viii) Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social; ix) Instituto de Avaliação Educativa, I.P.; x) Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P.; xi) Instituto do Emprego e da Formação Profissional, I.P.; xii) Instituto Nacional de Estatística, I.P..

 

Disponíveis as apresentações do Seminário Internacional do PIAAC de 2022

Realizado no dia 21 de outubro de 2022, na sede da OCDE em Paris, o Seminário Internacional “Enriching PIAAC: Longitudinal follow-ups and linkages with other data” discutiu as condições, modalidades e implicações da articulação dos dados resultantes das atividades promovidas por este Estudo com dados de outras fontes nacionais e internacionais. Neste evento, diversos especialistas de diferentes partes do globo puderam dar conta das suas experiências recentes de investigação e evidenciar as vantagens da ligação do PIAAC a dados e resultados de outros estudos nas áreas da educação, do emprego e da avaliação de competências.

As apresentações realizadas neste Seminário estão disponíveis online, podendo ser consultadas aqui.  

 

Arranca em Portugal o Inquérito às Competências dos Adultos do PIAAC

Encontrando-se concluído o Concurso Público Internacional que a ANQEP lançou para a concretização em Portugal do Inquérito às Competências dos Adultos incluído no PIAAC, a Coordenação Nacional do PIAAC deu início aos trabalhos com o consórcio selecionado no âmbito desse concurso.

Ainda em 2022, e ao longo de 2023, decorrerão as atividades de preparação, realização e reporte das duas fases do Inquérito às Competências dos Adultos, iniciativa central do PIAAC, no quadro da qual será inquirida uma amostra representativa da população adulta portuguesa com idade compreendida entre os 16 e os 65 anos.

Promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e realizado em mais de três dezenas de países, o PIAAC pretende aferir de forma comparada o nível e distribuição das competências dos adultos, tendo como foco as competências cognitivas e profissionais necessárias a uma participação bem-sucedida na economia e sociedade do século XXI. O estudo recolhe informação sobre as competências exigidas nos contextos laborais, as trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. Adicionalmente, o PIAAC inclui uma avaliação das competências cognitivas dos participantes, com o propósito de apreciar os respetivos níveis gerais de literacia, numeracia e capacidade de resolução de problemas.

Saiba mais sobre o Inquérito às Competências dos Adultos do PIAAC aqui.  

 

Novas publicações PIAAC Portugal

Luís Rothes e João Queirós, respetivamente Coordenador e Subcoordenador do Grupo de Projeto do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) em Portugal, são os autores de dois textos recentemente publicados no nosso país sobre as temáticas associadas a este Programa da OCDE.

Intitulado “Literacia e outras competências básicas: pistas e modalidades para consolidar uma estratégia de ação”, o mais recente destes textos parte da noção de literacia proposta pelo PIAAC para estudar a sua centralidade nos processos de promoção de competências essenciais de pessoas adultas e o modo como as políticas e programas públicos se podem organizar no sentido da respetiva valorização e aprofundamento. O texto integra o livro Educação de Adultos, Perspetivas e Associativismo, organizado por Armando Loureiro e Paulo Feliciano, numa iniciativa da APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos.

Disponível está também o texto da comunicação que Luís Rothes e João Queirós apresentaram no XI Congresso Português de Sociologia. Intitulado “O «Inquérito às Competências dos Adultos» do PIAAC: quadro metodológico geral e estratégia de desenvolvimento das operações em Portugal”, este texto apresenta os objetivos e características fundamentais do Inquérito às Competências dos Adultos promovido no quadro do 2º Ciclo do PIAAC e discute sucintamente as principais opções metodológicas adotadas no caso português. O texto em causa está disponível aqui

 

Disponíveis vídeos da Conferência Internacional de Investigação do PIAAC 2022

Realizada no passado mês de março, a edição de 2022 da Conferência Internacional de Investigação do PIAAC – Programme for the International Assessment of Adult Competencies – foi promovida pelo GESIS – Instituto Leibniz para as Ciências Sociais, sediado na Alemanha.

Este mesmo Instituto publica agora, no seu canal no Youtube, diversos vídeos das intervenções e apresentações realizadas nos dois dias deste encontro científico. Através deles, é possível conhecer e refletir sobre pesquisas em curso desenvolvidas com base em dados do 1º Ciclo do PIAAC e apreciar as inovações técnicas e metodológicas que estão a ser introduzidas neste segundo andamento do Estudo.

Os vídeos disponibilizados pelo GESIS podem ser visualizados aqui.

 

GESIS promove Conferência Internacional de Investigação do PIAAC 2022

O GESIS – Instituto Leibniz para as Ciências Sociais, sediado na Alemanha, é a entidade promotora da edição de 2022 da Conferência Internacional de Investigação do PIAAC – Programme for the International Assessment of Adult Competencies.

A Conferência realiza-se nos dias 24 e 25 de março, em formato virtual, e acontece depois já da publicação dos resultados da terceira ronda do 1º Ciclo do Programa e da realização do grosso das operações relativas à fase de pilotagem do seu 2º Ciclo, que Portugal integra. Nos dois dias deste encontro científico, será possível conhecer e refletir sobre dados relativos a cerca de 40 países participantes e apreciar as inovações técnicas e metodológicas que estão a ser introduzidas neste segundo andamento do Estudo.

O programa detalhado e todas as informações sobre esta Conferência podem ser consultadas aqui.



Bibliografia PIAAC 2008-2020

Investigadores do GESIS – o Instituto Leibniz para as Ciências Sociais, e um dos parceiros do Consórcio responsável pela dinamização e coordenação internacional do PIAAC – publicam anualmente uma compilação de referências bibliográficas relativas a trabalhos desenvolvidos a propósito dos, ou com recurso aos, dados deste programa internacional de avaliação das competências dos adultos.

A versão mais recente desta útil compilação foi publicada em 2021 e lista trabalhos relacionados com o PIAAC realizados e editados um pouco por todo o mundo entre 2008 e 2020. São trabalhos que mobilizam dados e outros elementos relativos às sucessivas rondas do 1º Ciclo do PIAAC e que dão boa conta da variedade de temáticas e abordagens suscitadas por este Programa. Entre os tópicos que têm vindo a ser investigados com recurso aos dados do PIAAC, podem ser mencionados, entre outros: determinantes do desenvolvimento de competências cognitivas; envelhecimento e efeitos de coorte no desenvolvimento e retenção de competências; implicações da participação em educação-formação, por tipo e modalidade de aprendizagem; eficácia e eficiência dos sistemas de educação-formação na promoção de competências; posse e uso de competências e condição de saúde; relações entre competências, características sócio-emocionais e traços de personalidade; impactos da digitalização e da automação nos universos laborais e nas competências; desequilíbrios passados, presentes e futuros entre procura e oferta de qualificações e competências; posse e uso de competências digitais em diferentes contextos.

O trabalho da equipa de investigação do GESIS pode ser consultado e descarregado aqui.

Práticas de leitura e competências de literacia

Chegou às bancas virtuais o N.º 1 da revista digital Entreler. O lançamento aconteceu no dia 20 de outubro de 2021, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, e contou com a participação de Ana Daniela Soares, que apresentou a revista, e de Miguel Real, Isabel Ramos e Jorge Carvalho, colaboradores deste primeiro número. Carlos Vaz Marques, membro do Conselho Editorial da Entreler, e Teresa Calçada, Comissária do PNL2027 e Diretora da revista, também estiveram presentes. Entreler é uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, editada pelo Plano Nacional de Leitura 2027, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões e contextos, bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores. Dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias. O N.º 1 da Entreler conta com um artigo da autoria de Luís Rothes e João Queirós, respetivamente Coordenador Nacional e Subcoordenador Nacional do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC). O artigo, intitulado “Práticas de leitura e competências de literacia: resultados e ilações do PIAAC”, pode ser lido aqui. O conjunto dos artigos do N.º 1 da Entreler pode ser consultado aqui.

Large-scale Assessments in Education

A revista Large-scale Assessments in Education é uma publicação conjunta da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) e do Educational Testing Service (ETS), duas das entidades que compõem o Consórcio Internacional responsável pela coordenação geral do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC).Publicados sob a chancela da SpringerOpen, por isso em regime de acesso aberto, os artigos incluídos nesta revista apresentam sobretudo resultados de investigação realizada com recurso às bases de dados de estudos comparativos e programas nacionais e internacionais de larga escala promovidos na área da educação. Exemplos de programas deste tipo incluem o TIMSS, o PIRLS, o ICCS e o ICILS, coordenados pela IEA, e estudos da OCDE, como o PISA, o IELS, o TALIS, o TALIS Starting Strong Survey e, claro, o PIAAC?
O arquivo e o número atual da revista Large-scale Assessments in Education podem ser consultados aqui. 

Avaliação das Competências dos Adultos e Inclusão

O mais recente número da revista Dirigir & Formar, publicação do IEFP para gestores e formadores, está já disponível e inclui um artigo sobre “avaliação das competências dos adultos e inclusão” da autoria de Luís Rothes e João Queirós, respetivamente Coordenador e Subcoordenador do Grupo de Projeto do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) em Portugal. Com o tema de capa “Uma Europa mais Inclusiva”, a edição 31 desta revista retoma o tema da Europa, abordado na revista anterior, mas agora centrando-se nas questões sociais e nas diversas formas de promover uma Europa mais inclusiva. O texto de Luís Rothes e João Queirós integra um dossiê intitulado “Promover a Inclusão” e parte da exploração de alguns resultados do 1º Ciclo do PIAAC para evidenciar o modo como a avaliação cuidada e sistemática das competências dos adultos pode contribuir para o desenvolvimento de políticas e programas capazes de garantir o direito de todos os adultos à educação e à formação, dimensão essencial do esforço de promoção da inclusão social. O número 31 da revista Dirigir & Formar pode ser consultado, na íntegra, aqui.

Concurso público internacional para a aquisição de serviços para a realização em Portugal do «Inquérito às Competências dos Adultos»

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, I.P. lançou um concurso público, na modalidade de concurso limitado por prévia qualificação, para a aquisição de serviços para a realização em Portugal do «Inquérito às Competências dos Adultos» incluído no «Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos» (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC). O presente concurso público é dirigido a entidades, ou agrupamento de entidades, que, reunindo as competências e recursos (nomeadamente humanos) necessários a uma boa e plena execução do contrato, não se encontrem impedidos de apresentar proposta, nos termos do artigo 55.º do CCP. A apresentação de candidaturas no âmbito do procedimento é efetuada através da plataforma eletrónica de contratação pública acinGov (www.acingov.pt) até às 23:59 do dia 18 de julho de 2021. Consulte aqui o anúncio de procedimento, publicado em Diário da República. Consulte aqui o anúncio de procedimento, publicado no Jornal Oficial da União Europeia

OCDE publica a edição de 2021 do Skills Outlook

Acaba de sair a edição de 2021 do Skills Outlook, publicação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) dedicada à análise da distribuição e das necessidades de competências observadas nos Estados-membros da Organização. Elaborado sob o signo da pandemia da COVID-19, este relatório sublinha a importância da aprendizagem ao longo da vida e instiga os governos nacionais a aprofundarem esforços no sentido da ampliação das oportunidades de participação educativa e formativa, essenciais num mundo em mudança. Para possibilitar que mais pessoas continuem a aprender e a desenvolver as suas competências, o relatório instiga os países a centrarem-se em três tópicos-chave:

  • Colocar os aprendentes no centro da aprendizagem: oportunidades de aprendizagem diversificadas aumentam a qualidade da educação e formação. O desenho das políticas e programas deve ser inclusivo, acessível e adaptável.
  • Promover competências para a vida: a aprendizagem ao longo da vida deve suportar-se na posse de competências sólidas em domínios essenciais, como a literacia e a numeracia, bem como na motivação para aprender e no hábito de aprender. As políticas e programas devem mobilizar o poder da tecnologia, mas também considerar os efeitos que a tecnologia tem no alargamento das desigualdades existentes ou na criação de novas desigualdades.
  • Assegurar a coordenação das ações, para uma aprendizagem inclusiva e de alta qualidade: as políticas devem apoiar a constituição de mecanismos robustos de coordenação, gestão do conhecimento e partilha da informação, de modo a conferir a escala adequada às iniciativas de promoção da aprendizagem ao longo da vida. As políticas devem ainda melhorar os processos de reconhecimento, validação e certificação, para ampliar a visibilidade e transferibilidade das competências que tais processos evidenciam.

A versão integral do Skills Outlook 2021 e outras informações relevantes sobre esta publicação da OCDE podem ser consultadas aqui.

Disponível o enquadramento concetual e metodológico da avaliação de competências a realizar no 2.º Ciclo do PIAAC

A OCDE acaba de publicar o documento relativo ao enquadramento concetual e metodológico da avaliação de competências de literacia, numeracia e resolução de problemas a realizar no âmbito do Inquérito às Competências dos Adultos do 2.º Ciclo do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC).

Esta publicação apresenta em detalhe as competências avaliadas através dos testes propostos aos respondentes do Inquérito e explicita as ligações que a avaliação a realizar no âmbito do 2.º Ciclo do PIAAC estabelece com avaliações das competências dos adultos promovidas em inquéritos anteriores. A versão integral deste estudo pode ser consultada aqui.

Inquéritos presenciais e avaliação da literacia dos adultos

O Inquérito às Competências dos Adultos promovido no âmbito do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) constitui um dos principais e mais detalhados instrumentos disponíveis de aferição dos níveis de proficiência em literacia das pessoas adultas. A sua originalidade consiste, entre outros aspetos, na circunstância de ele permitir a recolha de informação sociodemográfica e sociológica detalhada sobre os participantes, ao mesmo tempo que testa e avalia as suas competências.

Num estudo recente sobre inquéritos que procedem à recolha de dados sobre proficiência em literacia, William Thorn, especialista da OCDE, sublinha o interesse e vantagens do recurso a abordagens como a do Inquérito às Competências dos Adultos, mas não deixa de sugerir a adoção de algumas medidas simples que permitiriam a melhoria da qualidade da informação recolhida sobre esta matéria noutros inquéritos ao domicílio já existentes. A versão integral deste estudo pode ser lida aqui.

PIAAC e Educação Matemática

O Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (PIAAC) e a sua relevância para a caracterização e a promoção das competências de numeracia são o tema de um artigo de Luís Rothes e João Queirós publicado no número 28 da Revista Saber & Educar, dedicado à discussão de “Oportunidades e desafios em Educação Matemática”. Neste artigo, o Coordenador e o Subcoordenador do Grupo de Projeto do PIAAC em Portugal apresentam alguns resultados obtidos no 1.º Ciclo deste Programa e analisam os principais dados relativos à posse e uso de competências de numeracia pelos adultos que nele participaram.

Ainda que os dados do 1.º Ciclo do PIAAC não incluam informação sobre o nosso país, a participação de Portugal no 2.º Ciclo do Programa permite antever as oportunidades, igualmente apresentadas neste artigo, que o acesso a informação muito detalhada sobre competências de numeracia da população adulta portuguesa poderá abrir no que concerne à valorização da educação matemática e à promoção e desenvolvimento daquelas competências. Os artigos do número 28 da Revista Saber & Educar podem ser consultados e descarregados aqui.

PIAAC abre caminho à produção de novo conhecimento sobre a realidade da Educação de Adultos

A OCDE publicou em julho de 2020 uma revisão temática dos eixos de investigação fundamentais que resultam do tratamento e análise dos dados do 1.º Ciclo do PIAAC – Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos. A publicação, da autoria de Richard Desjardins, explora dados recolhidos entre 2012 e 2016 no quadro do Inquérito às Competências dos Adultos, atividade principal daquele Programa, e revela, a partir de uma abordagem comparativa, alguns dos mais relevantes padrões e tendências da participação educativa e formativa das pessoas adultas nos países participantes. Entre os temas revistos nesta publicação, destacam-se matérias como as da distribuição das pessoas adultas pelos diferentes tipos e modalidades de educação e formação, características e resultados dos sistemas de educação e formação de adultos e sua relação com instrumentos de política económica e social, perfil sociodemográfico e sociológico e trajetórias sociais e profissionais dos participantes ou impactos económicos e sociais da participação educativa.

As linhas de investigação que resultam da exploração dos dados disponibilizados ao cabo do 1.º Ciclo do PIAAC – que esta publicação enuncia e sistematiza – evidenciam com clareza a riqueza dos resultados deste Programa e reforçam a relevância da participação de Portugal no seu 2.º Ciclo, participação que permitirá colmatar a lacuna de informação que, a este propósito, o nosso país presentemente observa. Consulte aqui a publicação completa.