ANQ, EP

PIAAC

Inquérito às Competências dos Adultos

O Inquérito às Competências dos Adultos constitui a atividade central do PIAAC. O calendário de concretização deste Inquérito e, bem assim, de todas as atividades associadas à execução do Programa é determinado pela OCDE e pelo consórcio internacional responsável pelo seu desenho e implementação. A concretização da atividade principal do PIAAC em Portugal pressupõe a realização, no conjunto do território nacional, de até 1.500 entrevistas no domicílio a adultos entre os 16 e os 65 anos, na fase de pilotagem (Field Trial), a desenvolver em 2021-2022, e de até 5.000 entrevistas no domicílio a adultos entre os 16 e os 65 anos, na fase principal do inquérito (Main Study), a desenvolver em 2022-2023.

As entrevistas, com duração entre 90 e 120 minutos, são realizadas preferencialmente com recurso a tablets, utilizando-se o suporte de papel apenas no caso de indivíduos com escassas competências digitais. O questionário apresenta dois módulos principais: o primeiro de caracterização do inquirido (Background Questionnaire), o segundo de avaliação direta de competências (Direct Assessment). No Background Questionnaire, interrogam-se dimensões relativas a: caracterização socioeconómica e demográfica dos respondentes; trajetória e participação educativa e formativa; condição perante o trabalho atual e história laboral; trabalho/profissão atual e último trabalho; competências de literacia, numeracia e TIC no contexto laboral; competências de literacia, numeracia e TIC na vida pessoal; ambiente e condições de trabalho; práticas de literacia, numeracia e digitais além do mercado de trabalho; competências sociais e emocionais. O Direct Assessment visa aferir, através de testes, as competências dos entrevistados em três áreas distintas: literacia; numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnologicamente desafiantes (adaptive problem solving).

Informações sobre o desenho do Inquérito às Competências dos Adultos e sobre os instrumentos utilizados no 1.º Ciclo do PIAAC podem ser consultadas aqui.