PRR

Adultos

Português Língua de Acolhimento

Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA), visam dar resposta às necessidades de aprendizagem da língua portuguesa por pessoas migrantes e, assim, potenciar uma inclusão e coesão social plenas. Têm como objetivos específicos promover o domínio da Língua Portuguesa, no âmbito da leitura, escrita e oralidade, bem como dar resposta ao requisito de conhecimento da língua portuguesa previsto nos regimes jurídicos para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração (Portaria n.º 183/2020, de 5 de agosto, alterada pela Portaria n.º 184/2022, de 21 de julho).

Para quem?

Os cursos de Português Língua de Acolhimento destinam-se a cidadãos estrangeiros/as residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa.

Qual a certificação?

A conclusão com aproveitamento de um curso de Português Língua de Acolhimento, permite a obtenção de um nível de proficiência linguística (A1, A2, B1 ou B2), de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Onde?

Os cursos de Português Língua de Acolhimento podem funcionar em:
- Estabelecimentos de ensino básico e secundário, públicos ou privados;
- Centros de formação profissional de gestão direta e protocolares do IEFP, I.P.;
- Centros Qualifica.

 

Encontre o Centro Qualifica mais próximo aqui