PRR

PRR

Plano de Recuperação e Resiliência

A ANQEP, I.P. é responsável pela execução de três investimentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Inseridos no Eixo C6: Qualificações e Competências, os incentivos visam aumentar as qualificações escolares e profissionais da população adulta e promover a consciência da importância da literacia de adultos entre empregadores e trabalhadores, bem como a melhoria da capacidade técnica e pedagógica dos espaços educativos e formativos inerentes ao ensino profissional.

O primeiro desses investimentos, denominado Acelerador Qualifica, que totaliza 55 M€ destina-se a atribuir apoios a adultos que se encontrem em fases consolidadas dos Processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), visando alcançar 100 mil adultos qualificados por essa via, até 2025.

O segundo investimento, denominado Projetos Locais, que totaliza 40 M€ tem como destinatários adultos ativos com baixos níveis de qualificações, empregados e desempregados, pretende-se criar 225 projetos locais promotores de qualificações de nível B1/B2/B3 até 2025, de modo a concretizar o Plano Nacional de Literacia de Adultos.

O terceiro investimento (Centros Tecnológicos Especializados), pretende contribuir decisivamente para a modernização do ensino e da formação profissional através do aumento da qualidade e da diversidade da oferta formativa, dando prioridade a cursos direcionados para a formação prática especializada em áreas de grande intensidade tecnológica e da nova economia, aumentando as competências e qualificações dos alunos no final da escolaridade obrigatória e contribuindo para a inovação e resiliência da economia portuguesa, através da instalação de 365 Centros Tecnológicos Especializados, no montante total de 480 milhões de euros, a executar até 2025. A entidade responsável pela execução deste investimento é o IGeFE, tendo a ANQEP um papel determinante na fase de conceção dos avisos de abertura de candidaturas e na análise das candidaturas apresentadas pelas escolas.

Para mais informações por favor consulte a página www.recuperarportugal.gov.pt ou remeta-nos as suas questões para anqep@anqep.gov.pt

 

prr